O Teclado é um equipamento eletrônico capaz de produzir vários tipos de sons melódicos, harmônicos e de percussão. Ele interage a música com a tecnologia.
O Curso de Teclado consiste em leitura de partituras com cifras para solo ou acompanhamento.
A escolha do repertório é livre e sua duração depende do objetivo de cada aluno em querer aprimorar mais sua técnica e conhecimento musical.
Deve-se aprender música como se aprende uma língua: ouvindo, cantando e tocando canções fáceis e, à medida que a educação progride, aprendendo a gramática da música. As regiões do teclado são exploradas gradativamente, sempre utilizando músicas como base. Partindo da tecla central, o aluno, aos poucos, conhecerá todas as teclas, inclusive as teclas pretas. A leitura das músicas vai ficando mais complexa à medida que o aluno conhece mais notas graves e agudas. As músicas começam com poucos acordes maiores e à medida que o aluno cresce na leitura da partitura, vai conhecendo acordes novos e mais elaborados.
- Estimular o talento musical criativo.
- Promover uma apreciação musical duradoura.
- Desenvolver a habilidade de ler cifras, harmonia, formação de acordes e ritmo.
- Desenvolver a habilidade de ler partitura fluentemente e interpretá-la artisticamente.
Para entendermos a duração do curso de teclado popular, devemos levar em consideração o interesse do aluno de o quão profundo nele quer chegar no seu conhecimento musical.
O aluno conseguirá ler partituras na clave de Sol, sem precisar decorar nomes de notas. Será capaz de ler partituras nas teclas pretas com tonalidades que possuam várias alterações na armadura. O estudante terá conhecimento de fórmulas de compasso, acidentes, escalas, em uma linguagem simples. Excelente o para quem só quer tocar por hobby e lazer, sem muita preocupação com a técnica.
O estudante conhecerá todas as cifras de acordes maiores, menores, com sustenidos, bemóis, sétimas, nonas, sextas, com baixos, etc.
O tempo mínimo do curso é de 18 meses. Esse tempo é necessário para que o aluno consiga ler partituras na clave de Sol com desenvoltura e também ler todas as cifras. Nada impede que o aluno prolongue seu curso para ampliar o seu conhecimento na diversidade de ritmos.
- O curso atende jovens, adultos e 3ª idade.
- Pessoas que sonham tocar por lazer.
- Pessoas que desejam tocar em bandas.
- Pessoas que acham que já “passaram da idade”.
- Pessoas tímidas que têm medo de tocar em público.
- Pessoas que sonham, desde a infância, aprender a tocar.
- Pessoas frustradas que já tentaram aprender outras vezes e não conseguiram.
- Pessoas que buscam relaxar das pressões do seu dia-a-dia e querem fugir do stress.
- Para todo amante da música que possua ou não, conhecimento musical e queira se aprimorar na arte, seja como profissão ou simplesmente, como hobby.
Não é necessário nenhum conhecimento prévio para fazer o curso de teclado popular ou gospel.
Para o aluno que já tem um conhecimento no instrumento, que já estudou teclado no passado, será feito um teste de nivelamento para ser dado continuidade ao seu estudo.
É necessário que o aluno tenha um teclado para praticar diariamente em casa. Será primordial para o seu progresso na leitura e execução musical. Caso não possua ainda, o indicado é começar a cursar mesmo assim, e com a ajuda técnica do profissional, adquirir posteriormente. (não recomendamos todos os tipos de modelos existentes no mercado!
Prazer, lazer, hobby, descontração, amigos. O estudo de música deve ser uma experiência prazerosa.
Poderá exercer as seguintes profissões do mercado de trabalho:
- Cantor
- Instrumentista
- Tecladista de bandas populares
- Tecladista em casas noturnas, eventos e festas
Músicas contemporâneas de todas as décadas dos séculos XX e XXI de artistas populares brasileiros e internacionais, passando por uma grande diversidade de estilos. Eis alguns:
- Brasil (Forró, Xote, Samba, Samba-Canção, Bossa-Nova, Tropicália, Jovem Guarda, MPB, Axé, Arrocha, Sertanejo, Samba-Rock, Samba-Reggae, Pagode, Frevo, Maracatu, Samba de Roda, Guarânia, Sertanejo Universitário)
- América Central (Música Caribenha, Porto-Riquenha, Reggae, Rumba, Mambo, Merengue, Salsa, Chá-Chá-Chá, Calipso, Reggaetón)
- EUA (Rock and Roll, Country, Blues, Jazz, Pop, Hip Hop)
- Argentina (Tango)
- Europa (Valsas, Música espanhola, francesa, portuguesa, alemã, italiana)
Músicas Populares (Contemporâneas) e Cifras