Pular para o conteúdo
Pianoforte - Século XVIII

A História do Piano

O piano foi criado por um italiano, Bartolomeo Cristofori (1655-1731), no início do século 18, mas só  no final desse século foi usado por grandes músicos como Carl Philipp Emanuel Bach, Mozart e Beethoven.

Geralmente composto por 88 teclas, o piano é um instrumento musical de corda percutida. O som é produzido pelo acionamento dos martelos de madeira, que batem nas cordas de aço. Esta era a principal diferença do piano em relação ao cravo, teclado da época, cujas cordas eram tangidas por bicos de penas. O piano tinha controle de dinâmica, ou seja, o executante poderia imprimir intensidade ao toque, variando do “piano”, palavra italiana que significa “suave”, ao “forte” . Daí o nome do instrumento que passou, posteriormente, a ser apenas conhecido como “piano”.

Durante o século 18, dois nomes foram usados para designá-lo: “pianoforte” e “fortepiano. Portanto, os termos “pianoforte” ou “fortepiano” referem-se a um mesmo instrumento: o antigo piano, ainda com pouca sonoridade, sem pedais e com uma menor tessitura.

Em 1783, o instrumento sofreu uma grande evolução quando o inglês John Brodwood criou o pedal surdina e o pedal direito. Outro avanço se deu em 1821, com o francês Sébastien Erhard, o qual criou um mecanismo que permitia o toque de uma tecla repetidamente : o sistema de “escape”, que permite que o martelo se afaste da corda logo após a pancada deixando que esta vibre livremente.

O piano, por possuir um grande número de notas, abrange a extensão de todos os instrumentos da orquestra, se igualando a harpa. É um dos principais instrumentos musicais, uma consequência natural de sua versatilidade e grande aplicação na música ocidental.

Fonte: 
http://www.historiadetudo.com/piano.html
http://www.tudoempiano.com.br/historia.htm

Sandra Nunes
WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp