Os pianos são instrumentos delicados que requerem atenção periodicamente profissional. Basicamente, existem dois tipos de cuidado profissional para o piano: afinação e ajuste.
Afinação significa corrigir o diapasão de cada nota reajustando as cordas. Cada corda de piano é geralmente tensionada a uma pressão de cerca de 90 quilos (198 1/2 lbs), mas eventualmente a corda se esticará mais com o uso perdendo seu correto diapasão. As cordas devem ser afinadas uma ou duas vezes por ano para devolver-lhes a tensão adequada. O ajuste compreende a ação total do piano, movimentos de teclado e pedal. Um ajuste adequado é especialmente importante para os pianos de cauda. Que o piano toque perfeitamente ou não, depende da precisão que tenha sido ajustado.
A afinação e o ajuste devem ser realizados apenas por um perito. Quando seu piano requer um ou outro, ligue para um especialista.
Em se tratando de pianos acústicos é impossível determinar um prazo em que as Manutenções e Revisões Técnicas devam acontecer. Isto depende muito do tipo e intensidade de uso que o piano sofre. Pianistas de alta-performance desgastam todo o sistema, entretanto iniciantes exigem muito mais do centro do teclado. Mesmo sem uso as peças do piano exercem pressão uma sobre as outras. O piano irá também desafinar mesmo que ninguém sequer o tenha o utilizado.
Bacharel em Música – Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação em Música pela Universidade do Sagrado Coração (USC), Bauru-SP. Pianista, Regente de Coral e Professora de Música e de Piano e Teclado desde 1983.