Pular para o conteúdo

Por que Estudar Música?

Pesquisas comparativas feitas em áreas cognitivas, motoras, de saúde e percepção são conclusivas quanto as vantagens de estudar música.  Além disso, quem estuda música torna-se um ouvinte mais qualificado, amplia seu prazer na escuta e seus critérios estéticos musicais.

Segundo estudos realizados por pesquisadores alemães, pessoas que analisam tons musicais apresentam área do cérebro 25% maior em comparação aos indivíduos que não desenvolvem trabalho com música, bem como aos que estudam as notas musicais e as divisões rítmicas obtiveram notas 100% maiores que os demais colegas em relação a um determinado conteúdo da matemática.

Com base em pesquisas, as crianças que desenvolvem um trabalho com música apresentam um melhor desempenho na escola e na vida como um todo e geralmente apresentam notas mais elevadas quanto à aptidão escolar.

Eis então, uma reflexão para pais e educadores, buscando inserir a música no seu planejamento, incentivando a criança a estudar música desde a educação infantil.

Quanto à 3ª idade, os benefícios da música não param por aí.  Na saúde, a música tem ajudado a combater o mal de Alzheimer (perda de memória), a reduzir os sentimentos de ansiedade, solidão e depressão, além de reforçar o sistema imunológico.

Portanto, manter a mente ocupada é uma forma saudável de alcançar a idade aúrea.

BENEFÍCIOS DE ESTUDAR MÚSICA:   

– Mais concentração

– Mais coordenação motora

– Mais sensibilidade

– Mais controle emocional

– Mais autoconfiança

– Mais memória

– Mais autoconhecimento

– Mais autodisciplina


fonte:  www. companhiadascordas.com.br
            www.educador.brasilescola.com

Sandra Nunes
WhatsApp Chat
Enviar via WhatsApp